-
Arquitetos: Juan Carlos Bamba, Natura Futura Arquitectura
- Área: 665 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:JAG Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura como ferramenta de inserção, vínculo e apoio às mulheres tecelãs.
"Las Tejedoras" está localizado na periferia do povoado de Chongón, Equador, com uma população de aproximadamente 4.900 pessoas, onde a maioria são mulheres que não fazem parte da comunidade economicamente ativa, com poucas possibilidades de ingressar em um nicho de trabalho.
Desde 2009 a Fundação Young Living, dedicada a gerar programas que potencializam as comunidades por meio da educação e do empreendedorismo, inaugurou a Escola Young Living onde estudam cerca de 150 crianças de baixa renda, cujas mães fazem parte das oficinas produtivas locais, formando assim a Organização das Mulheres Artesãs Bromélias, voltada para o desenvolvimento através de tecidos feito à mão com fibras naturais. Com o passar do tempo, o grupo foi aumentando, surgindo assim a necessidade de um novo espaço.
O projeto se desenvolve desde sua concepção e construção através do trabalho transdisciplinar da Fundação Young Living, Bromélias, Natura Futura e Juan Carlos Bamba, com o objetivo principal de gerar um centro produtivo de aprendizado, integração, troca e venda de artesanato.
O propósito era que os processos de trabalho se tornassem uma ferramenta de formação e inserção, para isso, foram realizadas diversas oficinas de construção com a comunidade e pais dos alunos que frequentam a escola, a fim de gerar competências que ajudem a fortalecer o desenvolvimento local e ambiental.
Propõe-se um pátio com vegetação nativa como local de encontro e exposição contido em duas alas laterais e uma central; uma contém salas de treinamento teórico, refeitório e banheiros; a outra, oficinas de aprendizagem prática, espaço para dormir, depósitos e uma loja para venda dos produtos desenvolvidos na ala central onde são feitos os tecidos artesanais.
A fachada principal torna-se uma galeria produtiva-expositiva que serve como filtro para o pátio e como elemento gerador de urbanidade para a rua. Já a face posterior é fechada em direção ao espaço adjacente para gerar maior segurança.
A madeira teca roliça forma a estrutura principal, um material comumente utilizado para as estacas de palafitas em áreas vulneráveis da região devido à sua rigidez e durabilidade, sustentando a cobertura e o piso do pavimento superior.
As paredes de tijolos são trabalhadas com tecido espinha de peixe e enrijecidas pela própria forma das paredes interligadas. As portas sanfonadas de madeira das salas são utilizadas para controlar a ventilação, a iluminação e a ligação entre o exterior e o interior.
"Las Tejedoras" busca ser um espaço de intermediação de processos de desenvolvimento produtivo, vinculando mulheres desempregadas por meio da participação ativa, da potencialização das técnicas artesanais locais e da dinamização do aprendizado como ferramenta de empoderamento.